Transforme o RS com Sua Participação
A Consulta Popular deste ano oferece uma oportunidade única para que os cidadãos participem ativamente da reconstrução do Rio Grande do Sul após os eventos climáticos que impactaram o Estado em 2023 e 2024. Esta edição permitirá que a população apresente propostas voltadas para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais desses desastres, abordando aspectos cruciais como prevenção, mitigação, recuperação e reconstrução.
Na prevenção, os cidadãos poderão sugerir propostas para reduzir desastres futuros, como monitoramento de áreas de risco, resiliência urbana e planejamento territorial. Também são incentivadas ações de capacitação e obras como o desassoreamento de rios. Para mitigação, as propostas devem buscar formas de diminuir os impactos dos desastres sobre a população. Na recuperação e reconstrução, as propostas devem focar em restaurar ecossistemas, recuperar as áreas degradadas e melhorar as condições de vida da população afetada.
Além da temática da Reconstrução RS, outras propostas podem ser enviadas para atender às prioridades de cada região.
As propostas podem ser apresentadas nas seguintes áreas temáticas: Agricultura, Turismo, Justiça e Direitos Humanos, Meio Ambiente, Cultura, Desenvolvimento Rural, Transportes, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Econômico, Inovação Ciência e Tecnologia, Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Desenvolvimento Social, Habitação, e Desenvolvimento Urbano.
A metodologia deste ano da Consulta Popular busca garantir que a reconstrução do Estado não seja apenas focada no reparo dos danos causados, mas também promova um desenvolvimento mais seguro e sustentável para o futuro. Ao envolver a população na criação e escolha das propostas, a Consulta Popular se torna uma ferramenta essencial para enfrentar os desafios impostos pelos desastres climáticos e construir um Rio Grande do Sul mais forte e preparado.